Home > Matérias > Técnicas de Julgamento

Técnicas de Julgamento

14Técnicas de Julgamento

 

Não existe uma técnica pré-estipulada de Julgamento.

Cada árbitro tem a sua maneira de examinar ou analisar um cão. Não há o certo ou o errado. O que há é o bom senso dentro do que precisamos examinar.

Eu, particularmente, gosto de ver o cão parado de lado, a uma distância que eu possa vê-lo no todo. Assim posso de uma só vez, analisar: tipicidade; tamanho (envergadura); estado geral; pelagem e temperamento. Depois examino o cão de frente, principiando pela cabeça no todo e em detalhes, como: olhos, orelhas; focinho; boca (mordedura, dentição, mandíbula), já que tudo tem de estar de acordo com o padrão racial. Expressão é muito importante.

De frente, ainda, vejo aprumos, pés… Lateralmente quero ver ombro, sua colocação, angulação; colocação dos cotovelos, inclinação dos metacarpos. Observo as linhas, superior e inferior, pescoço, caixa torácica, os posteriores: garupa, angulações, joelho, jarrete e pés. Cauda: inserção, posição, inserção e colocação. Por trás, procuro ver aprumos, paralelismo.

Gosto de olhar o cão por cima também, quando verifico o formato do corpo, e suas respectivas proporções. Há raças que tem formato de corpo específico, de acordo com o tipo esquelético o qual tem que ser bem observado.

Depois de ter examinado toda a estrutura do cão, quero vê-lo em movimento, de modo que o mando andar, na execução do movimento de ir e vir. Isso me permite examinar, quando o cão vai, os posteriores, aprumos, posição e colocação dos joelhos, jarretes e pés, aprumos e paralelismo além da posição da cauda. Quando o cão volta, analiso os seus ombros, cotovelos, carpos e pés, aprumos e paralelismo anteriores. O cão deve se mover com elegância, sem esforço e alegre.

Peço, também, para ele andar em círculo. Esse movimento vai me permitir ver sua cobertura de solo. Um bom alcance e propulsão, comportamento da linha superior e inferior, pescoço.

Gosto sempre de salientar que um cão bem estruturado, para sozinho e corretamente nas quatro patas. São pontos importantes: tipicidade, pelagem, estrutura, musculatura.

Mirian Wendhausen (Autor)

Você pode gostar desta postagem
23,24-03-2024 – KCEC – Kennel Clube do Estado do Ceará
07,08-10-2023 – KCEC – Kennel Clube do Estado do Ceará – Fortaleza – Centro de Convenções.
01-02-2023 – KCEC – Kennel Clube do Estado do Ceará.
14-05-2023 – KCEPI – Kennel Clube do Estado do Piauí.

Fazer um Comentário