Home > Matérias > Entrevistando o Criador da raça Boxer e árbitro JULIO RUEDA

Entrevistando o Criador da raça Boxer e árbitro JULIO RUEDA

Cinofilia-BR | Entrevistando o Criador da raça Boxer e árbitro JULIO RUEDA

Quem | JULIO RUEDA
Onde | Uruguai

 

E N T R E V I S T A

Cinofilia-BR – Qual a sua profissão? E quanto à sua formação?
Julio Rueda: Fiscal do Governo (Uruguay).

Cinofilia-BR – Por que decidiu ser juiz?
Júlio Rueda – Para conhecer mais e porque gosto de cachorros em geral.

13497826_10154302188818988_2985918172044401409_o

Cinofilia-BR – Na qualidade de criador da Raça Boxer, e por ter vindo ao nosso país mais de 65 vezes, como você analisa a nossa criação da raça Boxer?
Julio Rueda – muito desparelha. Não há união entre os criadores e muitos criam com o cão que está ganhando, sem pensar se esse é o cachorro que se deve usar.

Cinofilia-BR – Que dicas você poderia dar em prol de nossa criação (Boxerismo Nacional)?
Julio Rueda – PENSAR EM MELHORAR E NÃO EM GANHAR, E QUE OS JUIZES ESPECIALISTAS REALMENTE MEREÇAM TER ESSA DENOMINAÇÃO.

Cinofilia-BR – Qual o lugar do nosso país com o qual você mais se identificou?
Julio Rueda – muitos. Eu amo o Brasil inteiro e todo lugar que visitei tem algo que me agrada.

Cinofilia-BR – Qual ou quais os cães mais importantes da sua criação?
Júlio Rueda – GR. CH. Rue~da´s Close to the Edge, GR. CH. Rue~da´s Council of Fire, GR. CH UR CH BR. RUE-DA´S JUST IN TIME GR. CH. Rue-da´s Ruffian. Rue-da´s Great Expectations

Cinofilia-BR – Algum cão em específico gostaria de lembrar?
Júlio Rueda – Lembro de muitos, pero os cães mais marcantes, os mais importantes, foram: Am. Br. Ur Gr. Ch Atlantic´s family days y Can, Ur. Br. Gr ch Ch Lat. Elharlen Future Time.

22549577_10155818933858988_6516127978707682283_n

Cinofilia-BR – Existe algum cão mais importante para a História da Raça?
Júlio Rueda – FALANDO NA INFLUÊNCIA DE CÃES AMERICANOS, CREIO QUE VÁRIOS. EM MINHA HUMILDE OPINIÃO, EU CITARIA: AM. CH. SALGRAY´S FASHION PLATE, INT. CH. MILLAN´S FASHION HINT. CAN. CH. MEPHISTO´S VENDETTA. AM. CAN. CH ELHARLEN´S YOUR CHOICE.

Cinofilia-BR – Falando de julgamentos, como você analisa o sistema de julgamentos do país (BRASIL), bem como o nosso sistema de Ranking?
Julio Rueda – CREIO QUE A CINOFILIA SUDAMERICANA EM GERAL ESTÁ MAIS DIRIGIDA A EXITISMO QUE AO REAL SENTIDO DA PALABRA CINOFILIA, OLVIDANDO QUE CRIAR NÃO É O MESMO QUE ACASALAR CÃES.

Cinofilia-BR – Você já escreveu algum livro sobre Cinofilia? Tem interesse?
Julio Rueda – AINDA NÃO ESCRIBI LIBRO, NÃO SEI SE ESTOU CAPACITADO PARA ISSO.

Cinofilia-Br – Gostaria de saber: Já se envolveu em polêmicas no âmbito dos julgamentos? Acontece isso, Juiz também erra? Como corrigir um possível erro de julgamento Júlio?
Julio Rueda –DEPENDE COM QUEM POLEMIZAR. SE SÃO PESSOAS EDUCADAS, PODE SER, NÃO GOSTO MUITO DE POLEMIZAR. JUIZ TAMBÉM ERRA, POIS É HUMANO. MAS SEMPRE HÁ A POSSIBILIDADE DE CORRIGIR ERROS QUANDO VOCÊ OS RECONHECE; PARA ISSO VOCÊ NECESSITA SER HUMILDE, QUALIDADE IMPORTANTE PARA SER UM BOM JUIZ.

22549835_10155818928378988_7562936929163447140_n

Cinofilia-BR – Fale-nos agora sobre o seu país. Como é o sistema de criação? Qual a relação entre o seu país e o nosso, no que diz respeito ao ato de julgar? Há diferenças?
Julio Rueda – HÁ DIFERENÇAS, PERO DEBERIA POLEMIZAR, COISA QUE NÃO GOSTO.

Cinofilia-BR – Como é a Cinofilia Uruguaia?
Julio Rueda – MUITO PEQUENA, EM UMA FASE DE TRANSIÇÃO.

Cinofilia-BR – Como é o sistema de avaliação (provas), para a admissão de novos juízes em seu País?
Julio Rueda – PREFIRO QUE VEJAM A PAGINA DO KENNEL www.kcu.com.uy, PARA NÃO ESQUECER NADA, PERO POSSO DIZER QUE UM JUIZ, PARA SER ALL ROUND, NECESSITA BASTANTES REQUISITOS, E A PARTIR DE 10 ANOS ENTRE O PRIMEIRO E O ÚLTIMO EXAME.

Cinofilia-BR – No seu país os animais são classificados em razão das funções que desempenham, tipo: animais de caça e tiro? Há provas específicas de função em seu país? EX: um cão de guarda, em seu país, pratica a prova de trabalho especifica para ele – o SCHUTZER? Outra coisa: Como classificaria as exposições especializadas? Deveríamos ter nelas essas provas específicas, já que são especializadas?
Julio Rueda – EM URUGUAY NÃO FAZEMOS PROVAS DE TRABALHO. CREIO QUE SIM, DEBERIAM SER IMPLEMENTADAS, POUCO A POUCO, NA CINOFILIA EM GERAL.

Cinofilia-BR – Como você vê as raças brasileiras? Nomeadamente, o Fila Brasileiro, o Terrier Brasileiro? É fácil julgá-las? Você poderia me dizer se há conhecimento prévio de todos os juízes de nosso continente sobre o padrão da raça? Eles conhecem nossas raças? E o que você, como juiz, diria sobre as chamadas raças brasileiras?
Julio Rueda – FILA É UMA RAÇA QUE EU PESSOALMENTE GOSTO MUITO. NÃO É FÁCIL JULGÁ-LAS. É UM GRANDE DESAFIO. NAO SEI SE HÁ CONHECIMENTO PRÉVIO DE TUDO POR PARTE DOS JUIZES, MAS PENSO QUE SIM, DEVERIA TÊ-LO. O QUE EU DIRIA SOBRE AS RAÇAS BRASILEIRAS É QUE DEVE HAVER UMA MAIOR HOMEGENEIDADE. NA RAÇA FILA, POR EXEMPLO, É DIFERENTE, DEPENDENDO DA REGIÃO QUE VOCÊ OS JULGA, E ISSO NAO E BOM. JÁ O TERRIER BRASILEIRO, É UMA RAÇA EM NÚMERO MENOR NAS EXPOSIÇÕES, PERO COM MAIS HOMOGENEIDADE.

Cinofilia-BR – Na qualidade de Juiz de cinofilia e criador, como você avalia os nossos juízes? Que dicas daria para muitos que desejam iniciar em tão bela atividade?
Julio Rueda – COM HONESTIDADE EU NÃO POSSO AVALIAR OUTRO JUIZES. POSSO TER UMA OPINIÃO PESSOAL, NÃO PÚBLICA. COM RESPEITO A DICAS, PRIMEIRO QUE ESTUDEM BASTANTE, PARA ESTAREM SEGUROS DE QUE SABEM DA RAÇA COM A QUAL COMEÇAM. E DEPOIS, QUE PROCUREM INTERPRETAR O ESTANDARD CORRETAMENTE; QUE CRIEM POR DURANTE BASTANTE TEMPO, O QUE NÃO SIGNIFICA CRIAR INÚMEROS CÃES; QUE CRIEM POR PRAZER E NÃO POR LUCRO, E QUE ENTENDAM QUE SER JUIZ E UMA IMPORTANTÍSSIMA RESPONSABILIDADE E NÃO UMA CARREIRA CONTRA O RELOGIO, QUE SEJAM H0NESTOS CONSIGO MESMOS, POIS ASSIM SERÃO HONESTOS COM OS OUTROS.

22528394_10155819012803988_3153138267754412459_n

Cinofilia-BR – Lembra-se especialmente de algum profissional Handler? Poderia comentar suas qualidades.
Julio Rueda – LEMBRO MUITO DE FLÁVIO WERNECK, SEMPRE UM CAVALHEIRO EM PISTA, APRESENTANDO IMPECAVELMENTE SEUS CAES.

Cinofilia-BR – Enquanto juiz, há algum outro que tenha sido referência para o seu aprimoramento técnico? (Você é fã de algum Juiz?)
Julio Rueda – CREIO QUE DE MUITOS, E DE CADA UM DELES SEMPRE PROCUREI ADAPTAR ALGO, ATÉ FORMAR A MINHA PRÓPRIA PERSONALIDADE CINÓFILA.

Cinofilia-br – Muito obrigado por nos agraciar com seu tempo para a nossa revista digital, bem como pela contribuição dada à nossa cinofilia. Muchas Gracias.
Julio Rueda – OBRIGADO DIGO EU, PELA CONFIANÇA DE REQUERER MINHA HUMILDE OPINIÃO.

Por Bruno Sant’Ana.

Você pode gostar desta postagem
Galeria dos campeões Norte e Nordeste Brasil – PASTOR ALEMÃO
26-01-2019 | SPCCPA – Sociedade Pernambucana de cães Pastores Alemães.
KCEC – Kennel Clube do Estado do Ceará
KCEPI – Kennel Clube do Estado do Piauí.

Fazer um Comentário