Home > Matérias > Entrevistando Júnior Sisinano – Handler RN Brasil

Entrevistando Júnior Sisinano – Handler RN Brasil

Cinofilia-BR   A p a i x o n a d o s   p o r   c ã e s

 

Quem| Júnior Sisinano

Onde| Rio Grande do Norte Natal.

Porque| O mais importante Handler do estado, por longos anos, contribuiu bastante para grandes vitórias em cinofilia, além de ser um profissional não só preocupado com o seu trabalho, mas, que vai além do trabalho… Procurando ser um amigo.

E n t r e v i  s t a

 

 

Cinofilia-BR: Como se deu seu envolvimento com os cães? Qual a raça na qual iniciou?

Júnior – Comecei criando a raça Doberman, e iniciei com exposições com meu primeiro cão, com Collie de pêlo longo. Por meio de José Arnaldo e Jocelino Mola!

Cinofilia-BR – Como era as exposições no seu inicio de carreira aqui no NE? Trace um panorama até os dias de hoje.

Junior – Eram poucas exposições, feitas em quadras, no bosque dos namorados, em 1986 quando iniciei. As exposições foram evoluindo ao longo dos anos, foram modernizando, foram criados os Kennel’s, suas cedes que ajudam muito, e antigamente para ser juiz bastava ser auxiliar de pista três vezes. Hoje tem que ser feito provas e estudar, e assim veio a melhora!

Cinofilia-BR – Tenho visto que muitos profissionais costumam dormir no local das exposições, e nestes muitos locais a infra-estrutura nem sempre são ótimas, quais os mínimos requisitos para que os dirigentes possam saber de um profissional, necessários para termos e fazermos um bom evento cinófilo? Defenda sua classe, mostre seus argumentos.

Junior – Primeiro, eles devem ter em mente que os Handlers, fazem parte do show. Então banheiros limpos, locais seguros pra nós que geralmente chegamos pela madrugada. Alimentação, infelizmente chegamos em exposições que não tem uma lanchonete ou algo do tipo. Vamos trabalhar o dia todo, fazemos de tudo pra levar e fazer um bom show, então uma estrutura adequada, um local pra acampamento que caiba todos, local para preparar os cães.

Cinofilia-BR – A cinofilia do NE evoluiu Júnior? No sentido amplo.

Junior – Ouve uma melhora nos últimos anos. Porém, a cada ano deve haver uma melhora.

Cinofilia-BR – Com é ser um Handler All-Breaders?

Junior –  Hoje em dia confesso que chega a ser complicado, porém, buscamos driblar os desafios de viagens longas e cansativas, mas o amor pelo o que faço, e os resultados bons que levamos pra casa, fazem com que nunca deixe essa profissão.

Cinofilia-BR – Quantos Best in Show  tem na careira?

Junior – Em minha carreira tenho em média de 60 a 70 Best in Show’s. Aqui em Natal existem poucos criadores, muitos criam por Hobby, hoje vemos mais criadores com mais interesse em ter seus cães em exposições.

Cinofilia-BR – O que você gosta e o que não gosta em cinofilia?

Junior – Gosto das amizades, as brincadeiras nas exposições, a brincadeira de poder nos divertimos com os proprietários dos cães, ver a felicidade deles ao ter seu cão ganhando seu prémio é reconhecimento. O que não gosto infelizmente é de ver dirigentes de Kennel’s fazendo um mal uso do seu cargo, visto que o Kennel e uma associação, algumas melhores podem ser feitas. Alguns locais ruins, de difícil acesso etc…

10

Cinofilia-BR –  Algum sonho a realizar em cinofilia?

Junior – Não. Só desejo uma Cinofilia mais justa e honesta!

Cinofilia-BR –  Em que lugares, seja Brasil, seja exterior, já chegou a trabalhar? Gostaria de trabalhar em algum lugar em especial?

Junior – Nordeste quase todo, e boa parte do Sudeste. Sou muito satisfeito com o lugar onde trabalho!

Cinofilia-BR – Os handlers costumam ser amigos entre si. Sabemos que há inúmeros profissionais de qualidade em nossa cinofilia.  Como você vê a relação interpessoal dos handlers?

Junior – Infelizmente hoje, vemos muito Handlers que querem ser melhor que outros. Hoje tenho amizades que se iniciarão desde o começo da minha carreira na Cinofilia. Apesar de tudo, busco sempre ter boa amizade com todos.

Cinofilia-BR – Ainda falando de relacionamentos, que dicas você daria para os novos profissionais que estão chegando ao mercado?

Junior – Buscar conhecimento, estudar as raças, se qualificar e fazer um trabalho honesto com profissionalismo.

7

Cinofilia-BR – Nos eventos a que compareceu houve algum incidente, engraçado ou embaraçoso, cuja lembrança queira partilhar conosco?  Algum mico?

Junior – Sim, vários. Entre eles, ganhei com um Fox Terrier Pêlo liso, e o brinquedo bateu na cabeça do juiz que me qualificou meu cão.

Cinofilia-BR – Um cão que nunca irá esquecer e por que?

Junior – Vários, lembro de todos eles. Porém, um deles tenho uma história de Golden Retriever no Brasil por ganhar o primeiro Best in Show na raça, foi um marco pra raça e pra minha carreira.

4

Cinofilia-BR – Conte-nos um momento marcante em sua carreira como Handler Profissional?

Junior – Com um American Starforshire Número 1 do Brasil, o melhor Terrier do Brasil, e o oitavo cão do Brasil entre todas as raças.

Cinofilia-BR – Como é o dia-a-dia de um handler?

Junior – Muito trabalho, dedicação e muito treino com os cães, é muito lazer, afinal não é só trabalho, eles também merecem o melhor com a alegria que nos dão.

Cinofilia-BR – Você acha que poderíamos ter um grande evento anual aqui no NE? Exemplo: 9 Exposições Internacionais e mais especializadas, feira de filhotes, Stands de vendas de carros e de outros produtos, e ainda uma ótima parceria com uma empresa aérea, no sentido de otimizar o transporte de pessoas e de animais para esse evento?

Junior – Sim, com certeza. Na minha opinião, aqui no Nordeste a melhor expo do Nordeste é o KCECE, uma estrutura maravilhosa, e que vem melhorando cada ano. E trazendo novidades, creio que daqui a um tempo, não muito longe isso será possível.

2

Cinofilia-BR – Já estou no mundo da cinofilia desde 1986. Desde então tenho visto lindos animais, mas, sempre me perguntei: Como os criadores fazem para obter animais tão belos? Como eles conseguem ninhadas homogêneas? Creio que outros apaixonados por cães também gostariam de saber. Então pergunto: Como um handler pode ajudar um criador a ter sucesso em sua criação?

Junior – Escolhendo junto com o criador, os melhores cães e linhagens, procurando melhorar seus planteis, escolher os melhores cães da ninhada, estudar a raça, as qualidades e defeitos de seus cães, para poder formar sempre uma nova geração de cães cada vez mais aprimorada.

3

Cinofilia-BR – Sabendo que uma boa fotografia ou vídeo vende um animal, até que ponto mexer ou não na fotografia é importante? E se isso acontecesse você informaria ao seu cliente, ou  comprador de um cão onde és Agent/Handler ….que a foto seria meramente ilustrativa?

Junior – Bruno hoje em dia, com a modernização, os cães de ‘Revista’ são lindos em fotos e pessoalmente são outros cães, completamente mexidos. Com toda certeza avisaria ao meu cliente, sempre aviso que peçam vídeos, porque querendo ou não em uma foto sempre buscam o melhor ângulo e em alguns casos mexem ao extremo no cão. Quando se não tem como ver pessoalmente, creio que em vídeo sempre será mais seguro ver como realmente é o cão.

Cinofilia-BR – Júnior, tenho visto seus questionamentos, e pensamentos em cinofilia, Já pensou em ser um dirigente em Cinofilia? O que você, acha de handlers como Dirigentes? Seria uma ótima Receita?

Júnio –  Para mim como dirigente não. Porém, um Handler sabe o que precisamos, então acredito que um Handler cobriria melhor nossas necessidades por está ali no meio, do que alguém que não vive literalmente nossos dia a dia.

Cinofilia-BR – Gostaria de agradecer por sua atenção com o nosso meio de comunicação. Obrigado.

Junior – Eu agradeço a oportunidade e por ter lembrado do meu trabalho, você é um amigo de vários anos, e fez com que essa entrevista viesse a acontece.

Por Bruno Sant’Ana.

 

Você pode gostar desta postagem
14-05-2023 – KCEPI – Kennel Clube do Estado do Piauí.
16-04-2023 – KCEC – Kennel Clube do Estado da Paraíba.
28-01-2023 – Super Copa de Pastor Alemão.
13-11-2022 – KCEPB -Kennel Club do Estado da Paraíba

Fazer um Comentário