Home > Matérias > Conceito de Cenografia

Conceito de Cenografia

A cenografia é a arte de realizar decorações cénicas. O termo, que tem a sua origem num vocábulo grego, também permite mencionar o conjunto das decorações que se utilizam na representação cénica.

Exemplos: “O melhor desta obra é a sua cenografia, que consegue criar um clima sombrio e aterrorizante”, “A minha tia encarregou-se de desenvolver a cenografia que está atualmente a ser usada no Cirque du Soleil”, “Um problema com a cenografia obrigou a atrasar a atuação dos comediantes, gerando as queixas do público”.

A cenografia é composta pelos elementos visuais que fazem parte da encenação, como as decorações, os acessórios (adereços) e a iluminação. É importante ter em conta que a cenografia não existe só no teatro: o cinema e a televisão também têm cenografias. Os programas de TV que não são de ficção, como o noticiário ou um programa jornalístico, também dispõem de cenografia.

As origens da cenografia remontam ao teatro da Grécia Antiga. Os Gregos chegaram a desenvolver um artefacto capaz de mudar as decorações de acordo com as diversas cenas, denominado periacto.

Durante anos, o método mais habitual para alterar ou ocultar cenografias foi o desenvolvimento de uma tela (pano) de fundo. Atualmente, contudo, são bastante frequentes os painéis e as paredes.

O conceito de cenografia, por outro lado, pode utilizar-se para fazer alusão à delineação em perspectiva de um objecto (onde se representam todas as superfícies que se podem observar a partir de um ponto determinado) e ao conjunto de circunstâncias que envolvem um acontecimento.

referência | http://conceito.de/cenografia
Você pode gostar desta postagem
01-02-2023 – KCEC – Kennel Clube do Estado do Ceará.
28-01-2023 – Super Copa de Pastor Alemão.
27/03/2022 – CGKC – Campina Grande Kennel Clube – PB
19/03/2022 – KCEC – Kennel Clube do Estado do Ceará