Home > Matérias > Como montar uma produtora de cinema independente?

Como montar uma produtora de cinema independente?

Como montar uma produtora de cinema independente?

Tenho muita vontade de fazer cinema independente. Mas gostaria de saber passo a passo como criar uma produtora séria, as despesas que terei, como funciona a burocracia, os equipamentos que irei precisar, quantas pessoas envolvidas no projeto e tudo o que for necessário. E também gostaria de saber a opinião que quem já está nesse ramo.
Eu tenho uma produtora independente há três anos, posso te dar algumas dicas.

Primeiro, tenha uma equipe de pessoas em que você confia. Três ou quatro amigos são suficientes para começar. Tenha em mente as principais funções que sua produtora precisará saber exercer. Edição, direção, iluminação e roteirização… se você tiver uma pessoa que entende de cada uma dessas áreas, já tem o material humano para produzir filmes. Também é útil contratar alguém que seja bom em desenvolver projetos, pois as leis de incentivo no Brasil são altamente burocráticas, assim como os procedimentos para registrar a sua produtora (que não são baratos).

Procure conseguir o apoio de alguma gráfica ou duplicadora de mídias. Assim você consegue um desconto na hora de fazer as capas dos DVDs que produzir, em troca do logotipo da empresa.

Materiais que você precisa:

– Uma boa câmera (preferencialmente que filme em 720 ou 1080p). Invista a maior parte do seu capital nisso. Você inclusive pode alugar a sua câmera para ajudar a pagar por ela. O ideal é ter duas câmeras, mas isso pode ser um investimento futuro. Recomendo as marcas Panasonic e Canon. Investimento aproximado: de 5 a 20 mil reais.

– Pelo menos quatro ou cinco bons refletores (com suporte). Investimento aproximado: 2 mil reais.

– Um microfone estilo “shotgun” que seja compatível com o sistema de áudio da sua câmera (o melhor é o XLR). Investimento aproximado: 500 a 1000 reais.

Se você pretender alugar uma sala para sua produtora, uma idéia interessante é pintar uma parede de verde ou azul, assim você já tem um local para filmagens em chroma key.


Além do material, é importante você estabelecer quais serviços a sua produtora irá exercer. É muito bom fazer seus próprios curtas e longas, mas dificilmente isso vai te trazer retorno no começo. Sua produtora precisa diversificar seus serviços. Algumas sugestões:

– produza filmes alheios

– desenvolva roteiros alheios (muita gente tem uma idéia na cabeça mas não sabe transformá-la em roteiro, se você tiver alguém na sua equipe capacitado para isso, pode conseguir bons negócios).

– produza vídeos de casamento

– produza vídeos de aniversário

– produza vídeos de formatura

– alugue o equipamento de sua produtora, mas faça-o de maneira segura

São serviços pelos quais você pode juntar dinheiro, e ainda ganhar experiência técnica. Faça uma pesquisa de campo, procure esse tipo de serviço e veja que tipos de valores estão no mercado, e cobre 15% a menos. Junte uma boa grana, e aos poucos comece a produzir seus próprios filmes.


Boa sorte.
Você pode gostar desta postagem
Lei sansão! A todo vapor | Justiça nega reversão de justa causa de servente que decepou cachorro
A história da Pedra do Cachorro.
28-09-2019 – KCEPI – Kennel Club do estado do Piauí
Filmmaker e Videomaker – Existe Diferença?